Review Category : Notícias

Frente fria avança na região e deixa municípios em alerta

10766_ffA confirmação da chuva para todo o Estado do Rio de Janeiro, apontada pelos institutos de meteorologia, e que já ocorre na maior parte do território fluminense, mobiliza autoridades. Após transtornos na capital, onde a queda de temperatura e ocorrência de chuvas começaram no estado no último domingo, as precipitações chegam ao interior e a ressaca assusta no litoral.

Na Praia Farol de São Tomé, em Campos, a ressaca ontem deixou moradores apreensivos. Em alguns trechos a água invadiu residências e pontos comerciais. No Lagamar a água passou pela Avenida Principal e invadiu o local. Segundo moradores, a ressaca teria começado ainda pela manhã.

A Defesa Civil se deslocou ao litoral. Segundo o secretário, Henrique Oliveira, os moradores já podem ficar despreocupados, pois “a ressaca foi pior na madrugada de hoje (ontem). Já pela tarde a maré estava mais baixa e nossa equipe não precisou ir ao local, portanto a população já pode ficar tranquila”, disse.

Temperaturas baixas até sexta-feira

Em Macaé, a Defesa Civil monitora o aumento da maré em áreas de risco. A previsão é de que as ondas cheguem a três metros, além de muita chuva. Até ontem a Defesa Civil não havia registrado ocorrências.
Na Região Serrana do Rio, os rios Córrego Dantas e Bengalas transbordaram em Nova Friburgo. Há alerta em relação ao Rio Cônego. Em Petrópolis, permanece alerta de transbordamento do Rio Quitandinha.

Na Região dos Lagos, uma família ficou desalojada ontem no município de São Pedro da Aldeia, quando parte da varanda de uma casa caiu de madrugada no bairro Rua do Fogo. A família está alojada em casa de parentes.

MPF – O Ministério Público Federal (MPF) expediu duas recomendações para tentar minimizar consequências de possíveis desastres em áreas de risco no estado. A primeira, direcionada à Casa Civil da Presidência da República, que ainda não regulamentou a Lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A segunda foi direcionada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para regularizar o serviço de emergência 199, que enfrenta problemas de funcionamento em Paty do Alferes, São Gonçalo, Belford Roxo e Rio Bonito.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que o tempo fica instável até domingo (20). Em Campos, a temperatura deve variar hoje de 21ºC e 25ºC e segue baixa até sexta-feira, com possibilidade de pancadas de chuva. Segundo o técnico em meteorologia da Uenf, Carlos Augusto Souto, a mudança ocorre por causa do deslocamento de uma massa de ar fria vinda do Sul.

Fonte: O Diário/Regional

Read More →

Balsa afunda na Coreia do Sul com 477 pessoas a bordo

20140415234504310APSEUL — Cerca de 300 pessoas estão desaparecidas após o naufrágio de um barco que afundou na costa sudeste da Coreia do Sul, deixando pelo menos quatro mortos. Cerca de cem barcos e 20 helicópteros participam do socorro, e até agora 164 pessoas foram resgatadas. Com a chegada da noite (hora local), mergulhadores de um grupo das forças especiais inspecionvam o local com a ajuda de uma iluminação especial, mas as autoridades se mostravam pessimistas.

A temperatura da água em 12 graus e a profundidade da zona tornam difícil encontrar sobreviventes. Além disso, a Guarda costeira acredita que muitos tenham ficado presos no interior da embarcação.

— Temo que haja poucas possibilidades de encontrar com vida os que estejam presos lá dentro — disse Cho Yang-Bok, responsável pelo resgate.

Passageira ouviu um estrondo

A embarcação adernou e afundou após raspar o casco no fundo do mar. O barco havia partido do porto de Incheon, no que pode ser o maior desastre marítimo na Coreia nos últimos 20 anos. A balsa levava 477 pessoas, sendo 448 passageiros e 29 tripulantes. Entre eles estavam 325 estudantes e 14 professores que faziam uma excursão à ilha de Jeju. Até agora, o governo sul-coreano confirmou a morte de quatro pessoas, um homem e três mulheres.

— Estava tudo bem. De repente fez “bum” e houve um grande barulho de carga caindo — contou Cha Eun-ok, que estava no deck fazendo fotos na hora do acidente. — Os altofalantes mandavam as pessoas permanecerem… Quem permaneceu ficou preso.

As operações de socorro envolvem 18 helicópteros e cerca de cem navios, entre embarcações mercantes, militares e da guarda costeira. O acidente ocorreu a cerca de 20 km da ilha de Byungpoong.

— O navio fez água e afundou — declarou um porta-voz da guarda costeira por telefone.

A balsa enviou um sinal de socorro às 9h (21h de terça-feira em Brasília) após, segundo testemunhas, bater com a fundo do casco no solo marinho. Autoridades temem que centenas de pessoas tenham ficadas presas na balsa, que virou e afundou perto da ilha de Byungpoong em apenas duas horas após o envio do primeiro sinal de socorro.

— Houve um grande choque e a balsa parou. O barco adernou e precisamos segurar em alguma coisa para não cair — disse um passageiro por celular ao canal de televisão YTN.

Imagens aéreas exibidas na televisão mostraram os passageiros com coletes salva-vidas em botes infláveis. Alguns escorregavam pelo casco da embarcação, totalmente inclinada, enquanto outros eram resgatados por pequenos barcos de pescadores.

A balsa seguia para a ilha de Jeju, um complexo turístico muito popular. Entre os passageiros estavam mais de 300 estudantes de uma escola secundária de Ansan, uma cidade ao sul da capital Seul, que estavam de férias. Os pais dos alunos se reuniram na escola de Ansan à espera de notícias e tentavam obter notícias dos filhos.

Várias pessoas foram resgatadas por barcos de pesca e navios mercantes que estavam na região antes da chegada da guarda costeira. Também participaram no resgate mergulhadores e forças especiais da marinha.

— Há muito barro na água e a a visibilidade é muito escassa — disse o vice-ministro.

Causas desconhecidas

A balsa, uma embarcação de 6.825 toneladas, zarpou do porto de Incheon na terça-feira à noite, mas começou a registrar problemas depois de percorrer 13 milhas (20 km), diante da ilha de Byungpoong. As causas do acidente são desconhecidas, mas alguns sobreviventes afirmaram que a balsa parou de repente, como se tivesse encalhado, apesar das condições meteorológicas favoráveis.

O barco inclinou mais de 45 de graus e em seguida virou quase por completo. Apenas uma pequena parte ficou de fora da água. A temperatura da água era de 12 graus centígrados.

O tráfego marítimo entre a Coreia do Sul e suas múltiplas ilhas é muito intenso e os acidentes são raros, mas em outubro de 1993 quase 300 pessoas morreram no naufrágio de uma balsa.

Fonte: O Globo/mundo

Read More →

Saúde íntima: nove perguntas que são ignoradas na consulta médica

775235_INPapanicolauoexamealiadodasaAdeAntimadamulherjpgVocê está na consulta ginecológica ou urológica e se lembra daquela dúvida que pintou no banheiro outro dia, mas desiste de perguntar por ser constrangedora – ou então por medo do médico achar óbvio demais. Entretanto, muitas vezes o questionamento que parece bobo pode ser o mais importante, indicando uma possível doença ou um comportamento inadequado. Pensando nisso, conversamos com profissionais e respondendo algumas dessas perguntas:

É normal ter um dos seios ou testículos maior que o outro?

Diferenças discretas de volume entre os testículos e seios são consideradas normais. No caso dos seios, pode acontecer principalmente em mulheres porque, na puberdade, uma das mamas pode ter mais receptores de hormônio, levando a um crescimento maior. “Nos testículos isso ocorre geralmente por conta da variação no pequeno volume de líquido que se apresenta ao redor dos testículos”, explica o urologista Mauro Pinheiro, do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia – regional Rio de Janeiro. Essas diferenças são preocupantes quando surgem subitamente, são muito grandes e/ou associadas à dor na região. “Nestes casos, deve-se suspeitar de processos inflamatórios, infecciosos ou até mesmo de câncer, e um médico urologista ou mastologista deve ser consultado.”

Após masturbação excessiva, é normal o pênis ou a vagina ficar inchado?

“O atrito em excesso nos tecidos do pênis e vagina pode resultar em um edema, que é um discreto acúmulo de líquido nesses tecidos”, explica o urologista Mauro. O resultado disso é um aspecto de “inchaço”, que pode ocorrer devido a esse líquido acumulado. “O edema tende a reduzir e desaparecer algumas horas após o repouso”, diz. Caso o problema persista, o indicado é procurar um médico.

As bombas penianas, muito utilizadas na Europa e Estados Unidos, são mecanismos que, acoplados ao pênis, produzem um vácuo que faz com que o sangue venoso reflita para dentro do pênis, em um processo semelhante ao da ereção. “A diferença é que, na ereção verdadeira, o sangue que preenche o pênis é arterial e não venoso”, explica o urologista Mauro. Se utilizadas durante um período prolongado ou caso ocorra um vácuo muito forte, pode sim ocorrer um edema dos tecidos periféricos, visualizados como um “inchaço”.

É necessário tomar banho imediatamente após a relação sexual?

Sim, é necessário, mas você não precisa sair correndo para o banheiro logo após o sexo. Higienizar o órgão sexual depois do ato ajuda a evitar principalmente infeções causadas por fungos, como a candidíase. Lavar o órgão após a relação sexual também ajuda a remover resíduos de sêmen e excesso de lubrificante do preservativo. Caso você não tenha usado preservativo, a higiene também serve para retirar o muco da lubrificação natural da vagina junto com resíduo de secreção espermática após a ejaculação – ambos ricos em substâncias que servem como meio de cultura para bactérias e fungos. “A flora bacteriana nos tecidos do pênis e vagina está aumentada após a relação sexual, principalmente quando próximo do período menstrual”, afirma o urologista Mauro. Caso essa flora esteja modificada por conta de patologia prévia na mucosa do pênis ou vagina, há o risco de transmissão de DSTs. “A higiene pode ser feita até em poucas horas após a relação – não precisa ser imediatamente, porém não se deve deixar nunca para o dia seguinte.”

Por que algumas pessoas têm vontade de urinar após a relação sexual?

Segundo o urologista Mauro, existe um reflexo após o orgasmo sexual, que desencadeia a contração de vários músculos da pelve, inclusive da bexiga e dos esfíncteres envolvidos na micção, podendo desencadear em alguns indivíduos um desejo de urinar logo após. “Urinar depois do sexo também é importante para limpar o canal urinário, diminuindo o risco de possíveis infecções por bactérias”, ressalta a ginecologista Rita Géssia Patriani Rodrigues, do hospital São Luiz Itaim, em São Paulo.

Para que servem os pelos pubianos?

Evolutivamente, os pelos pubianos existem para a proteção da região genital. Aparar os pelos é eventualmente recomendado para facilitar a higiene e evitar a umidade no local, que pode propiciar crescimento de fungos. “Isso porque na base do pelo há glândulas que produzem suor e gorduras para lubrificar e resfriar a pele, e essas podem causar um cheiro desagradável ou servir de alimento para germes, predispondo ao aparecimento de doenças de pele”, completa o urologista Ravendra Muniz, do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo.

Se você tem uma higiene íntima adequada diariamente e seu órgão genital está saudável, a depilação não se faz necessária. Dessa forma, é importante manter a região sempre limpa e os pelos aparados quando necessário, para não dar margem ao acúmulo de fungos e bactérias nocivas. “A depilação total da região genital deve ser evitada devido ao risco de ferir uma pele que é muito fina e está próxima de uma flora bacteriana naturalmente maior que a de outros locais, apresentado, portanto, algum risco de infecção”, afirma o urologista Mauro. O melhor seria apenas aparar os pelos, evitando depilar. Caso deseje, a depilação deve ser realizada com extremo cuidado e higiene.

Quais os problemas em machucar o pênis ou a vagina durante a depilação?

Se você prefere se depilar e sofreu algum corte durante o processo, o ideal é higienizar bem a área no momento e manter a higiene com atenção redobrada nos próximos dias, acompanhando a ferida de perto. Caso aconteça algum inchaço, inflamação ou infecção na área afetada, procure um médico. Evite roupas que friccionem o local durante a cicatrização e dê um tempo nas relações sexuais.

Em caso de lesão ou fissura durante a relação é necessário procurar um médico?

Sim. “Se ocorrer qualquer fissura ou lesão no órgão sexual, sempre é necessário procurar um médico”, alerta o urologista Mauro. Já o urologista Ravendra completa dizendo que as recomendações para esse caso são parecidas com as dadas para o depilação, inclusive com repouso ou abstinência sexual até que a ferida cicatrize completamente.

Coito interrompido ou usar camisinha apenas no momento da ejaculação protege de DSTs?

Os especialistas são categóricos: não. “O coito interrompido não protege a pessoa de absolutamente nada, nem mesmo do contágio do HIV e das hepatites”, diz Mauro Pinheiro. Inclusive, o coito interrompido pode não deixar a pessoa completamente protegida da gravidez, no caso de relações heterossexuais. Dessa forma, a recomendação de colocar a camisinha antes do ato persiste. O risco de transmissão de DSTs com uso da camisinha apenas na hora da ejaculação é total, uma vez que a lubrificação vaginal e o líquido liberado pelo pênis antes da ejaculação também contém vírus e bactérias transmissoras de DST. Além disso, verrugas e feridas causadas por HPV,candidíase ou sífilis podem estar presentes na pele do pênis ou vagina, e o contato seria suficiente para transmissão. “Há também o risco de uma fissura ou ferida, levando ao contato de sangue com sangue”, lembra o urologista Ravendra. Por isso, a camisinha deve ser colocada antes do início da relação e permanecer lá até o final.

Uma pessoa em tratamento para DST coloca o parceiro em risco se transar sem camisinha?

O paciente em tratamento para doença sexualmente transmissível curáveis, como o HPV, gonorreia e clamídia, deve manter abstinência sexual até a completa cicatrização ou remissão da DST. No caso de DSTs crônicas, como a Aids, o recomendado é sempre fazer sexo com preservativos. “É preferível ainda que essa pessoa seja avaliada por um médico – idealmente aquele que iniciou o tratamento – para que dele dê essa permissão”, lembra o urologista Ravendra.

Fonte: www.minhavida.com.br

Read More →

Vasco anuncia medidas e vai pedir a anulação da partida final do Carioca

b93612c9a2c978e6b768a05217d483a770cdc1dfPara o Vasco, o Campeonato Carioca ainda não acabou. Na tarde desta segunda-feira, um dia após o empate por 1 a 1 com o Flamengo, a diretoria cruz-maltina se reuniu para definir quais medidas vai tomar após o gol irregular que deu o título estadual para o rival. Entre as providências, o clube vai tentar anular o resultado da final no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD/RJ) por causa do erro na súmula do jogo, que apontou o autor do gol como Nixon no lugar de Márcio Araújo . Uma ação reparatória contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) será protocolada na Justiça Comum, fará uma representação na CBF e na Fifa pedindo a exclusão dos árbitros envolvidos na partida, além de uma denúncia formal no TJD contra o goleiro Felipe por suas declarações após o confronto.

A reunião em São Januário mobilizou a diretoria vascaína. Estavam presentes na coletiva de imprensa o presidente Roberto Dinamite, o diretor geral Cristiano Koehler, o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, o advogado Marcello Macedo, o vice-presidente geral Antônio Peralta, o presidente da Assembleia Geral Olavo Monteiro de Carvalho, além de representantes do marketing. Segundo Macedo, a súmula da partida “está tentando transformar erro de direito em erro de fato” ao apontar Nixon e não Márcio Araújo como autor do gol.

- Estou aqui para colocar o que pretendemos adotar como providência de imediato. A primeira ainda amanhã (terça-feira) será a notificação da Ferj, juntamente ao seu Rabello (Jorge, presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro), e a notificação da comissão de arbitragem e dos árbitros que participaram da partida. O erro cometido é gravíssimo e tem um agravante pela prática do erro cometido na confecção da súmula. Isso nos deixou preocupados. Ficou estampado um erro de direito, foi reconhecido pela federação, pelo trio de arbitragem… Todos sabiam que o Márcio Araújo havia feito o gol, ninguém tinha dúvidas, e a súmula equivocadamente e propositadamente aponta o Nixon. Estão tentando transformar um erro de direito em erro de fato. É um problema ainda maior. Vamos dar entrada ainda em uma ação reparatória contra a Ferj na Justiça Comum e pedir também a anulação da partida. Se for necessário, vamos às veias criminais. Temos que ser reparados pelos prejuízos que sofremos – até mesmo de ordem moral – por um título que não tinha como Vasco perder naquele momento. Vamos fazer uma representação na Fifa e na CBF pedindo a exclusão dos árbitros envolvidos no jogo e ainda uma representação contra o goleiro Felipe por suas declarações no fim da partida – frisou.

O erro cometido é gravíssimo e tem um agravante pela prática do erro cometido na confecção da súmula. Isso nos deixou preocupados. Ficou estampado um erro de direito, foi reconhecido pela federação, pelo trio de arbitragem… Todos sabiam que o Márcio Araújo havia feito o gol, ninguém tinha dúvidas, e a súmula equivocadamente e propositadamente aponta o Nixon já tentando desmontar a busca do Vasco pela anulação. Estão tentando transformar um erro de direito em erro de fato.
Marcello Macedo, advogado do Vasco

Quem deu início ao pronunciamento foi o presidente Roberto Dinamite. Ele deixou claro que o clube deseja ver o futebol do Rio em alto nível e pediu a adoção da tecnologia no esporte para evitar que erros como o de domingo se repitam.

- É importante deixar claro todas as medidas que vamos tomar. Estou aqui com meus diretores, vice-presidentes, com a parte jurídica do clube… Antes de mais nada quero dizer que muitas vezes sou criticado por querer e desejar o futebol do Rio de Janeiro em alto nível. O Vasco se preparou para essa competição e isso não foi suficiente. Foi tudo jogada por água. Fomos nitidamente prejudicados nos resultados, nas finanças, nos nossos compromissos. Todos têm o direito de errar, mas coincidentemente só contra o Vasco e praticamente as mesmas pessoas é difícil de engolir. Estamos buscando, acima de tudo, o respeito. Não queremos ser beneficiados, mas não podemos mais ser prejudicados. Principalmente no confronto direto contra o Flamengo.

Fonte: G1/ Esportes

Read More →

Governo prevê mínimo de R$ 780 em 2015, no último reajuste pela lei atual

salario-minimo-2015O governo prevê um aumento do salário mínimo dos atuais R$ 724 para R$ 780 -ou exatos R$ 779,79- em janeiro de 2015.

A estimativa está no projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) enviado hoje ao Congresso.

Será o último reajuste fixado pela lei atual de valorização do mínimo, que estabelece correção anual pela inflação mais um ganho equivalente ao crescimento da economia nacional de dois anos antes.

O cálculo do governo considera inflação de 5,3%, pelo INPC estimado para este ano, mais a expansão modesta de 2,28% do Produto Interno Bruto em 2013.

Para os analistas de bancos e consultorias, o INPC será maior: o ponto central das estimativas está em 6,36%. Nesse caso, o mínimo subiria para R$ 787,60.

O próximo governo terá uma tarefa politicamente difícil na definição da política a ser adotada para o mínimo a partir de 2016, porque o Orçamento deverá estar mais apertado.

A regra atual é adotada desde o segundo governo Lula, mas só se tornou lei em 2011, no início do mandato de Dilma Rousseff, com validade de cinco anos.

Ao vincular o aumento do poder de compra do mínimo à variação do PIB, a ideia era equilibrar as despesas e receitas do governo federal.

O piso salarial afeta diretamente os gastos com aposentadorias, pensões, seguro-desemprego, abono salarial e benefícios assistenciais a idosos e deficientes.

Já a arrecadação do governo costuma acompanhar a expansão da economia, porque a tributação incide principalmente sobre o consumo e a renda.

A conta, porém, não fechou, devido ao aumento da clientela dos programas sociais do governo -consequência do envelhecimento da população e do aumento do emprego com carteira assinada.

Entre 2008 e 2013, os desembolsos com programas ligados ao mínimo subiram de 7,8% para 9% do PIB. A receita com impostos e contribuições cresceu bem menos, de 21,4% para 21,9% do produto.

META FISCAL

Com a inflação em alta, o próximo governo tende a promover um controle maior dos gastos públicos no próximo ano -o que também é uma tradição em início de mandato.

O projeto de LDO estima uma poupança mínima de R$ 114,7 bilhões para o abatimento da dívida pública. Esse saldo, chamado de superavit primário, equivale a 2% do PIB.

Trata-se de um aperto em relação à meta atual de 1,9% do PIB, mas a administração petista tem descumprido as metas nos últimos anos.

O texto enviado ao Congresso prevê uma alta de 3% do PIB em 2015; o mercado trabalha com apenas 2%.

Fonte: Folha de São Paulo

Read More →

Compra de refinaria não foi bom negócio, diz Foster sobre Pasadena

FosterA presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou nesta terça-feira (15) em audiência no Senado que não há operação de compra 100% segura no mercado de petróleo. “Não existe compra 100% segura nas atividades de petróleo e gás.” Ela reconheceu ainda que a transação “definitivamente não foi um bom negócio”.

A declaração foi dada na exposição inicial da executiva sobre a compra da refinaria de Pasadena no Texas (EUA), em 2006, pela Petrobras. Suspeita de ter representado um prejuízo milionário, a aquisição da unidade pela Petrobras tem sido alvo de investigações em diferentes órgãos, como o Ministério Público e a Polícia Federal.

Foster foi convidada a prestar esclarecimentos em audiência na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado em tentativa do governo de tirar o foco da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que deve ser criada sobre o assunto.

Questionada pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), Graça afirmou que a compra de Pasadena não foi um bom negócio. “Não há como reconhecer na presente data que tenha sido um bom negócio.”

A presidente da Petrobras afirma que a orientação na época da compra era de expansão dos mercados da Petrobras na área de óleo pesado. Segundo a executiva, a refinaria de Pasadena seria usada para agregar valor ao óleo pesado, mais barato no mercado.

Segundo Foster, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a aquisição de Pasadena sem ter informações sobre as cláusulas de “Put Option” e “Marlim”, que teriam gerado prejuízo à empresa. Graça afirmou que o resumo executivo sobre a refinaria de Pasadena apresentado não fazia referência à obrigatoriedade de comprar os outros 50% da refinaria posteriormente.

A versão dada por Foster aos senadores condiz com as explicações da presidente Dilma. Então ministra da Casa Civil, Dilma aprovou a compra de 50% da refinaria de Pasadena quando presidente do Conselho de Administração da Petrobras, em 2006. Em 2005, um ano antes de a Petrobras decidir fazer o negócio, a empresa de origem belga Astra Oil havia comprado a refinaria por US$ 42,5 milhões.

Dilma admitiu publicamente ter autorizado a compra com base num documento “tecnicamente falho” e que, se soubesse de todas as cláusulas, certamente não a teria aprovado.

Graça também afirmou que a aquisição de 50% da refinaria de Pasadena aconteceu antes da crise econômica mundial e diz que não era possível prever naquele momento o declínio da economia.

Valor da compra

O valor total pago pela Petrobras na transação, segundo Foster, foi de US$ 1,25 bilhão. No entanto, há divergências entre Foster e o ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, sobre os valores (veja boxe abaixo).

A explicação para as cifras altas, segundo ela, seria o conhecimento que a Astra Oil tinha sobre o ambiente de negócios de óleo no Texas. “Nesse caso específico, o maior valor pago por Petrobras foi o conhecimento que o grupo Astra tinha naquela região: os clientes, os contratos com a infraestrutura. Você não pode chegar e falar: ‘quero vender petróleo, quero comprar petróleo’. Você tem que estar em um ambiente. E quem estava no ambiente era o grupo Astra. É o valor que Astra criou pela atividade”.

Graça disse ainda que há “evidências contábeis” de que a belga Astra Oil pagou mais do que os US$ 42,5 milhões citados até então pela refinaria Pasadena. Segundo ela, a Astra pagou pelo menos US$ 360 milhões.
Foster disse que a Petrobras tem recebido propostas para vender a refinaria de Pasadena. Ela afirmou, porém, que a melhor oferta feita até o momento não cobre o valor pago anteriormente. Foster disse que, por enquanto, a estatal pretende manter a refinaria no Texas
Valor da compra da refinaria de Pasadena
  • 2005

    A empresa de origem belga Astra Oil compra a refinaria por US$ 42,5 milhões. O ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, diz que o valor foi US$ 326 milhões. Já a atual dirigente, Graça Foster, afirma que pagou “pelo menos” US$ 360 milhões

  • 2006

    A Petrobras paga R$ 360 milhões à Astra por 50% da refinaria e parte dos estoques de petróleo

  • 2012

    A Astra, após se desentender com a Petrobras, aciona a Justiça e exige que a estatal compre o restante. A Petrobras paga, então, mais US$ 820,5 milhões por estoques de petróleo, juros, multas e honorários

  • Valor total

    O total pago pela Petrobras pela refinaria foi de US$ 1,18 bilhões. O ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, sustenta que o valor foi US$ 486 milhões, enquanto Foster diz que foi US$ 1,25 bilhão

Ainda sobre a refinaria de Pasadena, Graça afirmou que a estimativa é que as perdas da estatal com a refinaria no Texas somaram US$ 530 milhões.

A presidente da Petrobras disse que a estatal tem uma dívida de R$ 268 bilhões e que esta dívida é para o crescimento da empresa.

Foster também comentou outros negócios da estatal e comparou os resultados da empresa com petrolíferas estrangeiras. Também disse ainda que a estatal está cumprindo o planejamento financeiro da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. A refinaria é alvo de auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União).

Fonte: UOL notícias

Read More →

Compra de ovos de Páscoa e chocolates deve movimentar R$ 25 milhões na economia

ovospascoaCerca de 88% da população economicamente ativa irá às compras para ‘adoçar’ o dia 20 de abril

O comércio de Campo Grande será movimentado na semana da Páscoa com mais de R$ 25
milhões circulando na compra de ovos e chocolates, conforme pesquisa da Federação de Comércio, de Bens e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS). Cerca de 88% da população economicamente ativa irá às compras de ovos de Páscoa (50%), caixa de bombons (23%), barra de chocolate (13%) ou chocolates caseiros (10%), o que aquecerá a economia informal. Os consumidores pretendem gastar em média R$ 71 em cada presente. A maioria deve comprar até dois ovos.

De acordo com a pesquisa, o consumidor pesquisou os preços dos ovos e comparou com os do ano passado. Dos compradores entrevistados, 61% indicam que os preços estão mais caros. No entanto, mais de 26% não sabem comparar os preços, pois não se lembram do custo em 2013.

Consumo de Pescado

Peixes devem ser consumidos por 64% dos consumidores. O pintado tem preferência de 20%,
seguido do pacu, com 18%, e do dourado, com 8%. A escolha do bacalhau será
feita por 35%. De acordo com a Fecomércio MS, isso deverá ativar os supermercados e as lojas especializadas em peixe, movimentando o comércio antes da Páscoa, com um gasto médio de R$98,00 por comprador, estimando-se um montante de R$22 milhões em pescados e derivados.

Viagens e Lazer 

Quase 77% deverão permanecer na cidade, mas os demais pretendem viajar para dentro
ou para fora do MS. O gasto médio estimado por viagem é de R$482, perfazendo um
montante de R$31,2 milhões. O valor ativará os setores de transporte, hospedagem, alimentação e diversão sul-mato-grossense.

Fonte: Correiro do Estado

Read More →

‘Não vamos recuar um milímetro da disputa política’, diz Dilma em Minas

dilma1A presidente Dilma Rousseff afirmou, em Contagem (MG), durante evento para entrega de máquinas a prefeituras de 151 municípios mineiros, que é “usual”, em períodos de pré-campanha eleitoral, “a utilização de todos os instrumentos possíveis” para desgastar o governo.

A declaração foi dada em um momento político delicado para o governo, em que denúncias de irregularidades na Petrobras movimentam articulações em torno de CPIs no Congresso Nacional. No fim de semana, pesquisa Datafolha apontou queda na intenção de voto na presidente (38% em março ante 44% em fevereiro).

De acordo com a presidente, seu governo não vai “recuar um milímetro” da disputa política.

É muito usual durante os períodos de pré-campanha no Brasil e nos períodos de campanha que haja a utilização de todos os instrumentos possíveis para desgastar este ou aquele governo. Nós temos experiência disso porque nós já enfrentamos isso em 2006 e em 2010. Podem ter certeza: o meu governo continuará governando, continuará mantendo seu caráter republicano, mas nós não iremos recuar um milímetro da disputa política quando ela aparecer.”
Dilma Rousseff

“A campanha eleitoral só vai começar depois de junho. E aí eu quero dizer uma coisa pra vocês: é muito usual durante os períodos de pré-campanha no Brasil e nos períodos de campanha que haja a utilização de todos os instrumentos possíveis para desgastar este ou aquele governo. Nós temos experiência disso porque nós já enfrentamos isso em 2006 e em 2010. Podem ter certeza: o meu governo continuará governando, continuará mantendo seu caráter republicano, mas nós não iremos recuar um milímetro da disputa política quando ela aparecer”, afirmou Dilma.

Verba para custeio de saúde e educação
Em seu discurso, a presidente também anunciou a liberação para prefeituras de R$ 1,5 bilhão destinado ao custeio de ações em saúde e educação. Essa é a segunda metade dos R$ 3 bilhões prometidos pela presidente em julho de 2013, na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

“Neste mês de abril, agora nós estamos pagando a segunda parte dos R$ 3 bilhões que nós destinamos para custeio das prefeituras”, anunciou a presidente. Ela disse que determinou ao Ministério da Fazenda que fizesse nesta segunda os depósitos nas contas da prefeituras.

“Tenho certeza que isso vai ser uma contribuição para que os municípios possam custear os serviços que têm de entregar às suas populações.”

Fonte: G1/política

Read More →

Barcelona chega a Madri para jogo diante do Atlético pela Champions

neymar-face-barcelonaMessi e Neymar eram só sorrisos na viagem do Barcelona para Madri, onde na quarta-feira enfrentam o Atlético pela Liga dos Campeões. O atacante brasileiro ainda usava os fones, acompanhado por seu tablet para curtir um pouco de música. Já o craque argentino estava acompanhado dos colegas Jordi Alba e José Pinto. Daniel Alves mostrou detalhes do quarto na concentração do hotel e adotou um ritmo bem baiano durante a dança em cima da cama . Os atletas usavam um novo uniforme de passeio. A data foi escolhida para a estreia da roupa desenvolvida pelo fornecedor de material esportivo. Desta vez, o terno ficou de lado.

No primeiro jogo, os times de Tata Martino e Diego Simeone ficaram no 1 a 1. Neymar marcou para o Barça. Diego assinalou para o grupo de Madri. Na vitória de domingo por 3 a 1 diante do Bétis, o camisa 10 da seleção brasileira chegou a ser poupado para a partida pela Champions, opção depois esclarecida pelo treinador culé. A TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo a decisão pela vaga nas semifinais.

Fonte: G1 notícias/esporte

Read More →

Inscrições para concurso da Educação estão abertas

625f5935ed87ff03a0d2ea334b51abec_390x293As inscrições para o concurso da Educação de Campos, cujo edital foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Campos na última sexta-feira (4 de abril), começam hoje, dia 7 e serão encerradas no dia 29 deste mês. A escolaridade exigida é o Ensino Médio.

Ao todo, são 200 vagas para auxiliar de turma, 80 para inspetor de alunos, 50 para acompanhante e 15 para professor de ensino religioso, totalizando 345 vagas.

A remuneração de professor de ensino religioso será de R$ 1.777,17. A taxa de inscrição é de R$ 100. Para as outras áreas, o salário é de R$ 1.337,27. A taxa de inscrição será de R$ 50. As provas serão aplicadas no dia 18 de maio, para professor de ensino religioso e acompanhante. Já no dia 25 de maio serão aplicadas as avaliações para auxiliar de turma e inspetor de alunos.
As inscrições poderão ser feitas no site do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj) – www.cepuerj.uerj.br – e de forma presencial, no Campus da Uerj, bem como no setor de protocolo na sede da Prefeitura de Campos, que fica na Rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, 47, Parque Santo Amaro.

(com assessoria)

Fonte: folha da manhã online

Read More →