Review Category : Notícias

Obama e Raúl Castro anunciam retomada das relações de Cuba e EUA

eua-cuba2j_copiaOs presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram nesta quarta-feira (17) o restabelecimento das relações dos Estados Unidos com Cuba.

Obama confirmou que Cuba libertou nesta quartao prisioneiro americano Alan Gross e, em troca, três agentes de inteligência cubanos que estavam presos nos Estados Unidos voltaram à ilha. A transferência de Gross e dos cubanos Luis Medina, Gerardo Hernandez e Antonio Guerrero foram concluídas.

Foram anunciadas as seguintes medidas:
- restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países;
- facilitar viagens de americanos a Cuba;
- autorização de vendas e exportações de bens e serviços dos EUA para Cuba;
- autorização para norte-americanos importarem bens de até US$ 400 de Cuba;
- início de novos esforços para melhorar o acesso de Cuba a telecomunicação e internet.

Obama também disse que espera um debate sério do Congresso norte-americano para que levante o embargo que o país mantém a Cuba, que proíbe a maioria das trocas comerciais. Os dois países não se relacionavam desde 1962 - mantendo apenas seções de interesse de nível menor desde 1977 em suas respectivas capitais.

Obama disse que a normalização das relações com Cuba encerram uma “abordagem antiquada” da política externa americana. Ao justificar a decisão, o presidente disse que a política “rígida” dos EUA em relação a Cuba nas últimas décadas teve pequeno impacto.

O presidente americano afirmou que acredita que os EUA poderão “fazer mais para ajudar o povo cubano” ao negociar com o governo da ilha.

Em Havana, Raúl Castro confirmou o restabelecimento de relações diplomáticas e disse que quer restabelecer os vínculos especialmente no que se refere a viagens, correio postal direto e telecomunicações.

“Exorto ao governos dos Estados Unidos a remover os obstáculos que impedem os vínculos entre nossos povos”, disse Castro. “Devemos aprender a arte de conviver de forma civilizada com nossas diferenças”, acrescentou.

Castro disse ainda que reconhece que há “profundas diferenças” entre os dois países, “fundamentalmente em matéria de soberania nacional, democracia, direitos humanos e política exterior”, para em seguida completar: “Reafirmo nossa vontade de dialogar sobre todos esses temas.”

O presidente cubano ainda disse que a ilha vai libertar e mandar para os EUA um homem de origem cubana que espionou para os americanos — não se trata, nesse caso, de Alan Gross, que já está em solo americano.

Papel do Vaticano
Obama e Castro mencionaram o papel do Vaticano e do Papa Francisco em facilitar as negociações históricas entre os dois países. Obama dissse que o Papa ajudou ao pressionar pela libertação do americano Alan Gross. Raúl Castro também agradeceu o apoio do Papa Francisco para “ajudar a melhorar as relações entre Cuba e os EUA”. Ele também agradeceu ao Canadá pelo apoio logístico.

Após o anúncio, Papa Francisco parabenizou os dois países e disse que continuará a apoiar o fortalecimento das relações bilaterais.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que a troca de prisioneiros entre EUA e Cuba foi um gesto “corajoso” do presidente Barack Obama e que tratou-se de uma vitória para a ilha. “Temos que reconhecer o gesto de Obama, um gesto corajoso e necessário”, disse Maduro a líderes do Mercosul em reunião na Argentina.

Fonte: G1 notícias

Read More →

Graça Foster afirma que fica na Petrobras enquanto Dilma quiser

73e2327670a172435cf35fa366e4141e5d423032RIO – Pela primeira vez desde que a crise na Petrobras ganhou contornos insustentáveis no rol de denúncias da Operação Lava-Jato, a presidente da empresa, Maria das Graças Foster, confirmou nesta quarta-feira, durante café da manhã com jornalistas, na sede companhia, que colocou seu cargo à disposição da presidente Dilma Rousseff após as denúncias de corrupção na estatal e a não publicação do balanço financeiro auditado referente ao terceiro trimestre.

— O mais importante é a Petrobras. Conversamos sim (com a presidente Dilma) uma, duas, três vezes. A motivação (da entrega dos cargos) é não travar o balanço da Petrobras. Então, hoje estou aqui enquanto contar com a confiança da presidente.

Sobre a permanência da diretoria, Graça confirmou também que o assunto da demissão coletiva também foi conversado em reunião do Conselho de Administração:

— Eu não conseguiria ficar sem eles. Trabalhamos juntos e compartilhamos as dificuldades. Eles têm a liberdade para tomar essa decisão. A questão é enfrentar.

Graça também pediu que o governo se posicione em relação às empresas envolvidas na Operação Lava-Jato, como as construtoras que também são donas de estaleiros.

— Empresas com evidências em práticas de corrupção não podem ser contratadas. É preciso que o governo se organize e resolva a situação com as empresas, porque o mercado se fecha e elas não conseguem se financiar. Sem isso, vamos ter de fazer licitação internacional toda hora — disse Graça.

EMPRESA QUER ACESSO A DEPOIMENTO DE EX-GERENTE

Graça informou que a companhia decidiu não divulgar o seu balanço na semana passada pois ainda espera ter acesso ao depoimento do ex-gerente Pedro Barusco.

— Consideramos prudente não divulgar o balanço, pois há um conjunto de informações que ainda não foram prestadas. Há uma expectativa de que o depoimento de Barusco também venha e novas informações podem vir.

A presidente informou ainda que não há a menor segurança em obter todas as informações relativas ao caso da Operação Lava-Jato por “180,365, 700 dias”.

— Não há a menor segurança de obter todas as informações em sua plenitude em 180, 365, 700 dias. Eu não sei como vai ser isso. Vamos acompanhar todos os depoimentos. Por isso, estamos trabalhando em outro procedimento de valuation para poder publicar o balanço não auditado.

INVESTIGAÇÃO DA PF ESTÁ ‘ENSINANDO’ A PETROBRAS

Segundo Graça, a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, emitiu hoje sua primeira nota fiscal, com a venda da diesel. Ela afirma que, apesar da primeira venda comercial da unidade, alvo de investigação por suspeita de superfaturamento, ainda há muitos desafios a superar.

— Pegamos a refinaria pelo pelo e chifres para poder cumprir com o orçamento de US$ 18,5 bilhões. Temos muito desafios a superar em Abreu e Lima. A Petrobras passa por um momento único e vai ficar marcado na história da companhia. Trabalhamos muito nas outras refinarias como a Premium I e Premium II para que os erros não sejam repetidos. Ainda não há cronograma específico. Esse trabalho da Polícia Federal está ensinando muito a Petrobras — disse Graça.

Segundo ela, com a operação da PF, haverá mais barreiras e mais filtros:

— Queremos que nossa governança seja respeitada. Os 85 mil funcionários cobram de nós para que sejam respeitados.

CASO VENINA

A presidente Graça chamou email enviado pela ex-gerente Venina Velosa de “cifrado”. Graça, que na época era diretora de Gás, destacou que, assim, que recebeu os emails conversou com o ex-diretor Paulo Roberto Costa. Graça disse que em 2009 os dois haviam brigado.

— Falei com o diretor Paulo Roberto que ela estava ressentida. Em 2011, foi um ano de muita briga por conta de mudanças em projetos do Comperj e Rnest — disse Graça.

Fonte: G1 notícias

Read More →

Nove maneiras de acelerar o metabolismo — e emagrecer

perder-peso-size-598“Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.” Essa desculpa comum entre pessoas com dificuldade de perder peso não tem respaldo científico. O metabolismo, sim, é em parte determinado pela genética, mas ele não é um carimbo definitivo de que um indivíduo com uma herança desfavorável está condenado a ter um metabolismo lento para sempre. “É possível acelerar o metabolismo com medidas como mudanças na alimentação e prática de atividade física”, diz Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Se uma pessoa tem um metabolismo lento por natureza, precisará fazer mais alterações no seu estilo de vida para ver resultados.”

O metabolismo se refere à quantidade de calorias que o organismo gasta para desempenhar suas funções, como respirar, bombear sangue e praticar atividade física. Acelerá-lo significa fazer com que o organismo use mais energia para realizar o mesmo trabalho.

Existem três tipos de metabolismo: metabolismo de repouso, termogênese alimentar e metabolismo de atividade física. O de repouso, também chamado de basal, corresponde ao gasto necessário para manter as funções básicas, como o batimento cardíaco. “A taxa metabólica de repouso equivale de 60 a 70% do gasto energético do dia. Ela depende da genética e de fatores modificáveis, como a quantidade de massa muscular do corpo”, explica o endocrinologista Marcio Mancini, membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Uma das principais formas de acelerar o metabolismo basal é aumentar a massa magra, pois, para se manter ativo, o músculo gasta mais energia do que outros tecidos, como a gordura.

Já a termogênese alimentar, que responde a 10% da energia gasta pelo organismo durante o dia, se refere às calorias necessárias para realizar a digestão, da mastigação à secreção de enzimas digestivas. “É por isso que comer de três em três horas é importante. Digerir, absorver e metabolizar os alimentos faz o corpo gastar energia”, diz Tarissa Petry.

Por fim, a taxa metabólica de atividade física é a mais variável: consome de 20 a 30% do gasto calórico diário. “Quanto mais atividade você faz, mais calorias pode queimar e mais acelerado fica o seu metabolismo”, explica Marcio Mancini.

Nove medidas que aceleram o metabolismo

Tomar água

Ao entrar no organismo, a água precisa ser ajustada para a temperatura do corpo. O organismo gasta energia para fazer equilíbrio térmico. “Além disso, tomar água cerca de uma hora antes das refeições faz a pessoa comer menos”, diz o endocrinologista Marcio Mancini, membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Colocar pimenta na comida

A capsaicina, uma substância responsável pelo ardor de alimentos apimentados, como a pimenta, é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%. Ela estimula a liberação de adrenalina e, consequentemente, aumenta os batimentos cardíacos, atividade que demanda energia.

Consumir mais proteína

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovo, são mais difíceis de serem digeridos do que carboidratos e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir de 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Fazer treino intervalado

O treino intervalado é um método de treinamento que consiste em alternar o exercício entre intensidades muito altas (até 90% da frequência cardíaca máxima) e baixas a médias (não ultrapassando 70% da frequência cardíaca máxima), por, no máximo, 30 minutos. Esse treino faz com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois da atividade, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.

Tomar café da manhã

Tomar café da manhã influencia a velocidade do metabolismo ao longo do dia. De acordo com Francisco Tostes, endocrinologista da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro, depois de um jejum noturno que varia de 8 a 12 horas, o corpo precisa de combustível. “Se não nos alimentamos, pode ocorrer catabolismo muscular, que é quando o organismo queima músculo para obter energia. A consequência é um metabolismo desacelerado”, diz Tostes. Um café da manhã rico em fibras, proteínas e frutas é ideal para quebrar o jejum.

Controlar o stress

O stress faz com que o corpo secrete altos níveis de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal e aumenta a fome. Não por acaso, uma recente pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, comprovou que dias estressantes desaceleram o metabolismo. Por isso, controlar os nervos ajuda a emagrecer.

Dormir bem

Uma noite mal dormida atrapalha a produção de diversos hormônios. “Não dormir no mínimo oito horas por noite afeta, por exemplo, a produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal”, diz Danilo Romano, médico endocrinologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

Praticar musculação

Trocar a gordura do corpo por músculo, por meio de musculação, por exemplo, é uma estratégia de acelerar o metabolismo. Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias serão gastas, porque o músculo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo.

Comer de três em três horas

Comer de três em três horas estimula a termogênese alimentar, referente à quantidade de calorias que o corpo gasta para digerir, metabolizar ou armazenar os nutrientes. “Fracionar a dieta é importante tanto para evitar que a pessoa sinta muita fome e exagere na próxima refeição quanto para acelerar o metabolismo”, afirma Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Fontes: Marcio Mancini, endocrinologista membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Danilo Romano, endocrinologista do Hospital Samaritano de São Paulo; Francisco Tostes, endocrinologista da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro.

Read More →

49 concursos públicos pagam salários de até R$ 26,5 mil

BBghcP2Para quem quer seguir carreira pública, veja os concursos públicos com inscrições abertas. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país.

Defensoria Pública da União
Há 58 vagas para o cargo de defensor público federal de 2ª categoria, das quais três serão destinadas a portadores de deficiência física. Entre outros pré-requisitos para se candidatar, é preciso ter bacharelado em Direito, e ter, no mínimo, a prática de três anos de atividade jurídica. Segundo o edital, os aprovados serão lotados e distribuídos pelo Defensor Público-Geral Federal.

Salário: 16.489,37 reais
Inscrições: até 8 de dezembro pelo site da CESPE/UnB

Ministério Público da União
O concurso se destina a preencher 69 vagas de procuradores gerais da República em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Entre outras exigências, é preciso que o candidato tenha nível superior em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica.

Salário: 25.260,20 reais
Inscrições: até 16 de dezembro pelo site da MPF

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) 
São 78 oportunidades de nível médio e superior, divididas em dois editais, para os estados de Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul. Em um deles há 20 vagas para pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade e técnico em metrologia e qualidade. Os cargos de técnico em metrologia e qualidade são nas áreas elétrica, eletrônica, mecânica, metrologia e de segurança do trabalho; e de pesquisador tecnologista em metrologia e qualidade nas áreas acreditação, engenharias elétrica, eletrônica, mecânica e química e de regulamentação técnica e avaliação da conformidade.

No outro edital, para analista executivo em metrologia e qualidade e assistente executivo em metrologia e qualidade, há 58 oportunidades. Os cargos são de analista executivo em metrologia e qualidade nas áreas de administração geral e pública, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências contábeis, comunicação-ouvidoria, controle e execução interna, infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação e psicologia do trabalho e das organizações, além de assistente executivo em metrologia e qualidade nas áreas de administração, contabilidade e informática.

Salário: até 8.886,35 reais
Inscrições: até 22 de dezembro pelo site Idecan

SUL E SUDESTE

SP – Prefeitura de Paulínia
São 16 oportunidades para procurador. É preciso ser formado em Direito e ter registro na OAB.

Salário: 6.947,19 reais
Inscrições: até 5 de dezembro pelo site da RBO

SP – Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun)
São oferecidas 15 vagas para todos os graus de escolaridade., além de cadastro reserva. Quem tem nível superior pode se candidatar aos cargos de analista administrativo ou analista de TI, com diversas especialidades em cada caso.

Salário: até 7.075,38 reais
Inscrições: até 12 de dezembro pelo site da RBO

SP – Prefeitura de Palestina
São 58 oportunidades e formação de cadastro de reserva. Há vagas para assistente social, professor, médico, fisioterapeuta, enfermeiro, cirurgião dentista, entre outras.

Salário: até 7.671,33 reais
Inscrições: até 12 de dezembro pelo site Meritos Gestão Concursos

SP – Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec) de Campinas
São 26 oportunidades. Há vagas para engenheiro civil, procurador, economista, administrador, contador, entre outras.

Salário: até 6.300,40 reais
Inscrições: até 15 de dezembro pelo site Caipimes.

SP - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
O concurso oferece 115 vagas de juiz do trabalho substituto. Os candidatos precisam ter três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito.

Salário: 23.997,18 reais
Inscrições: até 16 de dezembro pelo site do TRT

SP – Tribunal de Contas de São Paulo
Há 31 vagas para os níveis médio e superior. Os cargos de nível superior são para agente de fiscalização financeira-informática nas áreas de infraestrutura de TI,  sistemas, segurança da informação, gestão de projetos e governança de TI.

Salário: até 10.924,72 reais
Inscrições: até 23 de janeiro pelo site da Vunesp

RJ- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) 
Há 2 oportunidades de especialista em metrologia e qualidade sênior. As vagas são para o Rio de Janeiro nas áreas de metrologia elétrica e metrologia dos materiais. Para o cargo de especialista em metrologia elétrica é preciso ter título de doutor há pelo menos 10 anos em engenharia elétrica bem como comprovar experiência na área de no mínimo 10 anos também. Já o cargo de especialista em metrologia dos materiais exige título de doutor, há também pelo menos 10 anos, em engenharia de materiais ou metalurgia. Experiência profissional de 10 anos na área (após a obtenção do diploma de doutor) também é um requisito.

Salários: 16.512,95 para especialistas em metrologia
Inscrições: até 22 de dezembro pelo site Idecan

MG – Prefeitura de Juatuba
O concurso oferece 183 oportunidades, inclusive para fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiro, médico (várias especialidades), psicólogo, pedagogo, entre outras.

Salário: até 10.645,27 reais
Inscrições: até 4 de dezembro pelo site da Consulplan

MG – Tribunal de Contas de Minas Gerais
Há duas vagas no TCE de Minas Gerais para o cargo de auditor. É necessário ter diploma de curso superior, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC), e ter entre 35 e 65 anos incompletos, entre outros requisitos.

Salário: até 25.260,19 reais
Inscrições: até 15 de dezembro pelo site Gestão de Concursos

MG – Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
Há 19 vagas para técnico judiciário, nas áreas administrativa e de apoio especializado. Entre outras exigências, o candidato precisa ter pelo menos 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e não pertencer a diretório partidário ou exercer atividade partidária.

Salário: até 5.007,82 reais
Inscrições: até 16 de dezembro pelo site da Consulplan

MG – Prefeitura de Santa Rita de Ibitipoca
O concurso oferece 12 vagas para todos os níveis. Para quem tem diploma superior, as vagas são para enfermeiro ESF, médico ESF, dentista ESF, assistente social e psicólogo.

Salário: até 8.877,71 reais
Inscrições: até 19 de dezembro pelo site da AMMA

MG – Prefeitura de Pouso Alegre
Há 54 vagas para todos os graus de escolaridade. Os cargos de nível superior são de advogado, farmacêutico, médico clínico geral, médico pedriatra e médico ESF.

Salário: 8.924,54 reais
Inscrições: até 8 de janeiro pelo site do Imam

PR – Prefeitura de Prudentópolis
São 140 oportunidades e cadastro de reserva para cargos de todos os níveis. Há vagas para engenheiros, médicos, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, entre outras.

Salário: até 12.431,50 reais
Inscrições: até 5 de dezembro pelo site FAO Concursos

PR – Prefeitura de Pato Bragado
Há 51 vagas para todos os níveis. Alguns dos cargos disponíveis são de dentista, enfermeiro, farmacêutico, engenheiro civil, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros.

Salário: 7.188,80 reais
Inscrições: até 16 de dezembro pelo site do Instituto Saber

SC – Prefeitura de Água Doce
São 39 vagas para todos os níveis.

Salário: até 6.660,43 reais
Inscrições: até 5 de dezembro pelo site da UNIOESC

SC – Prefeitura de Içara 
São 409 oportunidades para todos os níveis, divididas em 4 editais. Há vagas nas áreas de educação e administração, entre outras.

Salário: até 10,6 mil reais
Inscrições: até 5 de dezembro pelo site da Fepese.

SC – Prefeitura de Vargeão
Há oportunidades para médico, professor de séries iniciais e psicólogo. No total, são 32 vagas para todos os graus de escolaridade.

Salário: até 13.095,39 reais
Inscrições: até 9 de dezembro pelo site da IOBV

SC – Prefeitura de Serra Alta
Há 24 vagas, inclusive para médico, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta e professor.

Salário:  até 10.416,34 reais
Inscrições: até 18 de dezembro pelo site da Assconpp

SC – Prefeitura de Rio Negrinho
Há 95 vagas e cadastro reserva. Entre os cargos disponíveis estão de médico (várias especialidades), arquiteto, assistente social, engenheiro civil, fonoaudiólogo, psicólogo, arquiteto e veterinário.

Salário: 9.422,77 reais
Inscrições: até 19 de dezembro pelo site do Consesp

SC – Prefeitura de Tangará
O concurso oferece 93 oportunidades e cadastro reserva, inclusive para engenheiro civil, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico, psicólogo e turismólogo.

Salário: até 16.361,80 reais
Inscrições: até 23 de dezembro pelo site Aprender.com

SC – Prefeitura de Massaranduba
São 27 vagas para todos os níveis, entre elas as de orientador pedagógico, médico (cardiologista, psiquiatra, ortopedista e geriatra), fonoaudiólogo, entre outros.

Salário:  até 6.250 reais
Inscrições: até 23 de dezembro pelo site da Nubes

RS – Prefeitura de Taquari
Há oportunidades para orientador educacional, professor e médico. Há um total de 68 vagas para nível superior, técnico, médio e fundamental.

Salário: até 11.350,45 reais
Inscrições: até 04 de dezembro pelo site da Fundação La Salle

RS - Prefeitura de Lagoa Bonita do Sul
O concurso oferece vagas para cirurgião-dentista, engenheiro civil, farmacêutico, médico, nutricionista, entre outros. Há 21 oportunidades no total, para todos os níveis de escolaridade.

Salário: até 8.035 reais
Inscrições: até 7 de dezembro pelo site da Objetiva

RS – Prefeitura de Nova Alvorada
Há quatro vagas para quem tem nível superior: uma para médico clínico, duas para professor de história (séries finais) e três para supervisor educacional

Salário: até 5.601,38 reais
Inscrições: até 8 de dezembro pelo site da Fundatec

RS – Prefeitura de Vacaria
Há 40 oportunidades para todos os níveis. Entre os cargos disponíveis, estão o de engenheiro civil, engenheiro eletricista, médico cardiologista, médico clínico geral, odontólogo, terapeuta ocupacional, entre outros.

Salário: 7.167,58 reais
Inscrições: até 8 de dezembro pelo site da Fundatec

RS – Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
O concurso é destinado à formação de cadastro reserva. Os profissionais de saúde procurados são médicos de diversas especialidades, como anestesiologia, cirurgia cardiovascular, oncologia, medicina intensiva, entre outras.

Salário: até 17.333,60 reais
Inscrições: até 11 de dezembro pelo site da Fundatec

RS – Procuradoria Geral do Rio Grande do Sul
Há nove vagas para procurador. Para se candidatar, é preciso ser brasileiro e ter bacharelado em Direito.

Salário: 18.460,82 reais
Inscrições: até 12 de dezembro pelo site da PGE e Fundatec

CENTRO-OESTE

GO – Tribunal de Justiça de Goiás
O Tribunal de Justiça de Goiás vai selecionar 57 juízes substitutos.

Salário: 21.657,46 reais
Inscrições: até 10 de dezembro pelo site da Fundação Carlos Chagas

GO – Tribunal Regional Eleitoral de Goiás
Há 14 vagas e cadastro para nível superior e médio/técnico. Os cargos são de analista judiciário nas áreas administrativa e judiciária, e técnico judiciário da área administrativa e apoio especializado (programação de sistemas).

Salário: de 5.007,82 a 8.178,06 reais
Inscrições: até 18 de dezembro pelo site da CESPE/UnB

GO- Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás
São 202 oportunidades para quem tem nível superior divididas em três editais. Há vagas para auditores de controle externo em diversas áreas, auditores e também para procuradores.

Salário: de 6.243,78 a 26.589,68 reais
Inscrições: até 22 de dezembro pelo site da Fundação Dom Cabral (FCC)

GO – Prefeitura de Nazário
Há vagas para médico clínico geral, dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, entre outros. O total de oportunidades, para todos os níveis, é de 83.

Salário: 6 mil reais
Inscrições: até 30 de dezembro pelo site da Ebracon

MS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
São 11 oportunidades para professor de ensino superior nas áreas de antropologia, ciências contábeis, engenharia, estatística, gestão ambiental, engenharia ambiental/engenharia sanitária/engenharia agronômica/química, libras, língua espanhola e matemática. As vagas são para as unidades de Amambai, Ponta Porã, Dourados, Mundo Novo, Campo Grande e Cassilândia.

Salário: 7.685,84 reais (professor assistente) e 10.629,35 (professor adjunto)
Inscrições: até 3 de dezembro pelo site Fapems

MS – Prefeitura de Três Lagoas
Há 382 vagas para todos os níveis, inclusive para administrador, arquiteto, assistente social, auditor tributário fiscal, cirurgião dentista, contador, economista, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro financeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, entre outros.

Salário: até 5 mil reais
Inscrições: até 22 de dezembro pelo site da Fapec

NORTE E NORDESTE

AL CE PB PE RN e SE - Tribunal Regional Federal da 5ª Região
São 85 oportunidades para juiz federal substituto. Para concorrer é preciso ter nível superior em direito no mínimo há 3 anos e comprovar pelo menos 3 anos de atividade jurídica.

Salário: 23.997,18 reais
Inscrições: até 18 de dezembro pelo site do Cespe

PE - Secretaria da Fazenda de Pernambuco
Há quatro vagas de julgador administrativo tributário do tesouro estadual. É pré-requisito ter diploma de bacharel em direito e ser inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Salário: até 16.979,85 reais
Inscrições: até 05 de janeiro pelo site da FCC

PI – Controladoria-Geral do Piauí
As oportunidades, de nível superior, são para auditores governamentais nas áreas: geral, de engenharia e de tecnologia da informação.

Salário: 14.930,06 reais
Inscrições: até 18 de dezembro pelo site do Cespe

PI – Prefeitura de Piacatu
Algumas das vagas disponíveis são para cirurgião dentista, educador físico, médico, psicólogo e nutricionista. Há um total de 21 oportunidades para todos os níveis.

Salário: até 7.703,71 reais
Inscrições: até 21 de dezembro pelo site da Cemi

CE – Prefeitura de Horizonte
Há um total de 264 vagas para todos os níveis. Alguns dos cargos oferecidos são de arquiteto e urbanista, administrador, contador, biólogo, jornalista, médico, engenheiro civil, geógrafo e economista.

Salário: até 5.540,09 reais
Inscrições: até 8 de dezembro pelo site da Serctam

BA – Tribunal de Justiça da Bahia
O concurso oferece 200 vagas para os cargos de analista e técnico judiciário. O analista pode ter formações diversas, como direito, administração, contabilidade, jornalismo, medicina, odontologia e psicologia, entre outros. Já o técnico atuará na área administrativa, judiciária ou de tecnologia da informação.

Salário: até 5.117,24 reais
Inscrições: até 4 de dezembro pelo site da FGV Projetos

BA – Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia
São duas oportunidades e formação de cadastro de reserva para cargos de nível técnico e superior. Selecionados vão trabalhar no regime CLT. Há vaga para advogado, arquiteto, analista de gestão e assistente operacional.

Salário: até 6.154 reais
Inscrições: até 30 de dezembro pelo site Concepção Concursos

PB – Prefeitura de Queimadas
Há um total de 182 vagas para todos os graus de escolaridade. Entre as oportunidades, estão vagas para médico (diversas especialidades), bioquímico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, entre outras.

Salário: até 7.643 reais
Inscrições: até 18 de dezembro pelo site da Conpass

RN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Há 26 vagas para professores universitários na Escola Multicampi de Ciências Médicas da universidade. Os candidatos aprovados poderão trabalhar nas regiões do Seridó e Trairi.

Salário: 8.344,64 reais
Inscrições: até 16 de dezembro pelo site do SIGRH

MA – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
São 217 oportunidades para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) para nível médio e também superior. Há vagas para médicos, enfermeiros, farmacêutico, físico e técnicos.

Salário: 7.774 reais
Inscrições: das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), até 11 de dezembro, na Anhanguera Educacional, na Rua Senador João Pedro, 209 – Fabril – São Luís (MA), até também 11 de dezembro pelo site do Instituto AOCP .

AL – Tribunal de Justiça de Alagoas
O edital foi republicado e apresenta 189 oportunidades de nível superior para outorga de delegações de notas e de registros do Estado. É preciso ser bacharel em direito, com diploma registrado, ou ter exercido, por 10 anos, completados antes da primeira publicação do edital, função em serviços notariais ou de registros.

Salário: varia de acordo com os serviços prestados
Inscrições: até 8 de dezembro pelo site da Copeve

TO – Prefeitura de Colmeia
O concurso oferece 101 vagas para diversos níveis. Quem tem graduação pode mirar as oportunidades para farmacêutico, enfermeiro padrão, professor da educação básica, médico, psicólogo e assistente social.

Salário: até 8,5 mil reais
Inscrições: até 04 de janeiro pelo site da Amiga Pública

RO – Prefeitura e Câmara Municipal de Alto Alegre do Parecis 
Há oportunidades para médicos, engenheiro (civil, agrônomo), farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, professor, psicólogo, entre outras.

Salário: até 6.100 reais
Inscrições: até 19 de dezembro pelo site do Instituto Abaré-eté

Fonte: G1 notícias

Read More →

Ruas do Centro de Campos fechadas para facilitar compras de Natal

thumbsmateriasO Natal já está aí e logo lembramos que é tempo de celebrar e oferecer um mimo para quem queremos bem. Ou seja, é hora de comprar presente e para facilitar a circulação de pessoas no comércio de Campos, a partir de segunda-feira (08/12) ruas do Centro Histórico de Campos serão fechadas.

O trabalho de interdição será feito pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e entre os trechos previstos para serem fechados para o tráfego de veículos até o fim de dezembro estão a Rua João Pessoa [Da Rua Treze de Maio até a Barão da Amazonas] e a Rua Santos Dumont, [Da 21 de Abril até a Avenida Rui Barbosa]. Outro ponto é a Rua Dr. Lacerda Sobrinho [Da Rua Tenente Coronel Cardoso até a  João Pessoa].

A interdição das ruas do Centro Histórico nesta época do ano já acontece há alguns anos e atende ao pedido da Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

De acordo com o presidente da Carjopa, Eduardo Chacur, o ano de 2014 foi fraco para o comércio campista que espera uma elevação de 10% nas vendas em comparação com o Natal do último ano.

“Tivemos muitos eventos, feriados e, em particular, as paralisações que ocorreram na cidade, dificultaram bastante as vendas, então se conseguimos entre 1 e 3 por cento de aumento já vai ser bom”, disse Chacur ressaltando que situação do comércio ainda está muito indefinida.

“Acho estas interdições muito apropriadas, principalmente para os consumidores que andam a pé pelas ruas e agora não precisam ficar disputando espaço com os veículos. Assim podemos ter mais calma e mais tranquilidade para olhar as vitrines”, disse Edna Pereira, 47 anos.

Quem também concorda com o fechamento das ruas foi Wellington Soares, 32 anos. “Trabalhei no comércio e agora estou como consumidor. Acho muito boa esta interdição porque possibilita o melhor movimento das pessoas que andam pelas ruas, principalmente nesta época de festas de fim de ano”, finalizou.

Quanto ao horário estendido para funcionamento do comércio, Eduardo Chacur, explicou que há essa possibilidade, mas fica a cargo de cada comerciante. “Nesse período normalmente o comércio usa dois turnos, de 9h às 15h e de 15h às 21, mas também tem a opção de 2h extra que pode ser implementada se precisar”, disse.

Fonte: Jornal Ururau

Read More →

UFC chega à edição 300 com disputa de dois cinturões e “clima de rodeio”

lobby_do_mgm_com_o_leao_dentro_do_ringue_de_boxe_evelyn_rodriguesO UFC realiza neste sábado, 06 de dezembro, a sua edição de número 300  (contando eventos numerados e não-numerados) no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, com um card repleto de grandes combates, incluindo a disputa de dois cinturões. Na luta principal da noite, o campeão peso-meio-médio Johny Hendricks faz a sua primeira defesa de título contra Robbie Lawler, em uma das revanches mais aguardadas do ano. Na co-luta principal, Anthony Pettis eGilbert Melendez fazem o duelo de treinadores da 20ª edição do “The Ultimate Fighter”, valendo o cinturão da divisão dos pesos-leves.

Apesar de ser uma edição de significado histórico, afinal até aqui foram 299 cards em 107 cidades de 15 países e em 35 estados americanos, o UFC 181 não será o principal acontecimento da semana em Vegas. A cidade está tomada por caubóis que, de 04 a 13 de dezembro, acompanharão as finais do rodeio nacional. Organizado pela Associação de Caubóis de Rodeio Profissionais (PRCA), o evento é considerado o “Super Bowl” do setor e deve atrair 180 mil pessoas de todas as partes do país na comemoração de sua trigésima edição. A programação especial inclui uma feira de exposições gratuita no Las Vegas Convention Center e eventos paralelos no South Point Hotel e Cassino, no Sands Expo e nos dois principais palcos da luta na “Cidade do Pecado” – o Mandalay Bay e o MGM Grand Hotel e Cassino.

Por falar em MGM, em semana de UFC é quase uma tradição entrar no lobby do hotel e ver a estátua do leão símbolo da empresa enjaulada dentro de um octógono. Nesta terça-feira, no entanto, o leão estava dentro de um ringue, divulgando o duelo de boxe entre Amir Khan e Devon Alexander, que será realizado pela Golden Boy Promotions somente no dia 13 de dezembro. Como a luta ainda tem ingressos à venda, a organização até colocou um chapéu de caubói no leão, na tentativa de atrair a atenção do público que chega à cidade para acompanhar as finais do rodeio.

Já o Mandalay Bay, palco do UFC deste sábado, também sedia, até o próximo dia 04 de dezembro, uma convenção de profissionais da indústria de projetos, design e engenharia, que deve atrair cerca de 11 mil participantes. Por conta disso, o Ultimate fez uma verdadeira dança das cadeiras para dar conta da logística do evento deste fim de semana. Para começar, os lutadores foram acomodados em um hotel fora da Las Vegas Boulevard, a avenida principal dos cassinos, e parte dos treinadores e equipe acabou ficando no hotel Dellano, localizado dentro do Mandalay Bay. A programação oficial do evento tem início na quinta-feira, 04 de dezembro, com o “media day”, que deve acontecer no MGM Hotel e Cassino e será fechado ao público. Somente na sexta-feira, dia 05, o evento volta para o Mandalay Bay, com a pesagem oficial.

Segundo o que o Combate.com apurou, ainda há ingressos disponíveis para o UFC 181. Os preços variam entre US$140 e US$ 1.042.35 (R$ 336 e R$ 2.501,64).

UFC 181
6 de dezembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Robbie Lawler
Peso-leve: Anthony Pettis x Gilbert Melendez
Peso-pesado: Travis Browne x Brendan Schaub
Peso-galo: Raquel Pennington x Ashlee Evans-Smith
Peso-leve: Tony Ferguson x Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Urijah Faber x Francisco Rivera
Peso-médio: Eddie Gordon x Josh Samman
Peso-meio-pesado: Corey Anderson x Justin Jones
Peso-pesado: Todd Duffee x Anthony Hamilton
Peso-galo: Matt Hobar x Sergio Pettis
Peso-pena: Clay Collard x Alex White

Fonte: G1/ Esportes

Read More →

Ranking de corrupção coloca Brasil em 69º lugar entre 175 países

CorrupçaoRelatório da organização Transparência Internacional sobre a percepção de corrupção ao redor do mundo divulgado nesta quarta-feira (3) aponta que o Brasil é o 69º colocado no ranking entre os 175 países e territórios analisados.

A Dinamarca lidera como país em que a população tem menor percepção de que seus servidores públicos e políticos são corruptos. O país mais transparente registrou um índice de 92 – a escala vai de 0 (extremamente corrupto) a 100 (muito transparente). O índice brasileiro foi de 43 - um ponto a mais que em 2013, quando o país ficou em 72º lugar, quando 177 países foram analisados -, ou seja, o Brasil melhorou sua posição, mas piorou sua nota.

O Brasil divide a 69ª colocação com mais seis países: Bulgária, Grécia, Itália, Romênia, Senegal e Suazilândia.

Transparência Internacional é referência mundial na análise da corrupção. O relatório é elaborado anualmente desde 1995, a partir de diferentes estudos e pesquisas sobre os níveis de percepção da corrupção no setor público de diferentes países.

Nenhum país dos 175 citados recebeu pontuação máxima, segundo a ONG, que tem sede em Berlim.

Outros países
No topo da lista dos países mais “honestos”, está em segundo lugar a Nova Zelândia, seguida de Finlândia (3º), Suécia (4º), Noruega (5º), Suíça (6º), Cingapura (7º), Holanda (8º), Luxemburgo (9º) e Canadá (10º). Os Estados Unidos ficaram em 17º lugar, empatados com Barbados, Hong Kong e Irlanda.

Os países mais corruptos entre os analisados, segundo o estudo, são Coreia do Norte e Somália – os três alcançaram índice 8.

A tabela de honestidade na América do Sul tem Chile e Uruguai como países mais transparentes empatados no 21º, com índice de 73. O país mais corrupto é a Venezuela, com índice 19.

Fonte: G1 notícia/Economia

Read More →

Obesidade é um dos fatores de risco para o surgimento do câncer

be861c4c723c53694615ee72b1f62be9b1f64f18Que o cigarro, exposição à radiação solar e produtos químicos, por exemplo, aumentam o risco de câncer, isso todo mundo já sabe. Porém, o oncologista Antonio Carlos Buzaid e o endocrinologista João Eduardo Salles alertaram que existem outros fatores de risco importantes, como a obesidade – diversos tumores podem estar associados ao excesso de peso, como os de mama, endométrio e cólon, por exemplo.

O endocrinologista João Eduardo Salles alertou que o maior perigo é em relação à gordura acumulada na região abdominal, que cria um processo inflamatório no organismo todo.

O ideal é que essa circunferência tenha menos do que 94 centímetros nos homens e menos do que 80 centímetros nas mulheres, como afirmou o médico.

Por isso, a dica é controlar ou perder peso não só para evitar o câncer, mas também para tratá-lo em pacientes que já têm – o oncologista acrescentou ainda que a perda de peso, com alimentação saudável e atividade física, pode ser tão eficaz quanto a quimioterapia no tratamento da doença.

O ideal, portanto, é evitar o excesso de carnes vermelhas e processadas, por exemplo, e preferir alimentos naturais, como as frutas.

Existe ainda uma combinação que pode impedir o crescimento de células cancerígenas, que é a cúrcuma, um tipo de açafrão, com pimenta do reino. Os médicos alertaram ainda para o risco da fumaça do carvão do churrasco, que pode conter substâncias cancerígenas .

Fonte: Globo/Bem Estar

Read More →

Revisão na expectativa de vida vai mudar valor de novas aposentadorias

Previdência-social-01Os trabalhadores que pedirem aposentadoria por tempo de contribuição à Previdência Social vão receber um benefício um pouco menor – ou terão que trabalhar mais dias para receber o mesmo valor.

Isso acontece porque o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para cima, nesta segunda-feira (1º), a expectativa de vida do brasileiro. Com isso, o Ministério da Previdência irá atualizar a tabela do chamado “fator previdenciário”, que é incluído no cálculo dos benefícios.

A mudança vale apenas para as novas aposentadorias e não muda nada para quem já é aposentado. Procurado pelo G1, o Ministério ainda não informou quando a tabela do fator previdenciário entrará em vigor.

Segundo o IBGE, a expectativa de vida ao nascer subiu de 74,6 anos em 2012 para 74,9 no ano passado. Houve elevação também da expectativa de sobrevida – ou seja, a quantidade de anos estimada para cada faixa etária – para todas as faixas etárias.

Como o fator previdenciário leva em conta a expectativa de vida dos brasileiros – quanto maior a expectativa de sobrevida, menor o valor do benefício, já que se espera que o contribuinte vá recebê-lo por mais tempo – a mudança vai reduzir o valor dos benefícios.

Fonte: G1 notícias/Economia

Read More →

Piloto sobrevive após avião cair sobre rodovia nos EUA

emergency-landing-bus_franUm piloto de um avião monomotor sobreviveu após a aeronave cair em uma rodovia em construção em Connecticut, nos Estados Unidos, neste fim de semana. Foi o segundo acidente aéreo do piloto, que agora considera parar de voar.

Danny Hall, de 48 anos, conseguiu escapar quase sem ferimentos e saiu andando do local do acidente. O avião que ele pilotava caiu em uma rodovia exclusiva para ônibus em West Hartford.

A queda ocorreu após o avião ter problemas no motor e perder potência. Danny procurou algum lugar para realizar um pouso de emergência, e acabou caindo sobre a rodovia.
Nenhum outro veículo foi atingido.

Em 2008, Danny sobreviveu após o avião que ele pilotava cair em um rio em Rhode Island. Na época, uma investigação apontou que ratos haviam feito um ninho no avião e foram sugados pelo carburador durante o voo, causando uma falha no motor.

Fonte: G1 notícias

Read More →